Projetos

Esse projeto, que teve seu início em 1996 em parceria com o Exercito Brasileiro, atende crianças em situação de vulnerabilidade social, promovendo um complemento à atividade escolar.

São dois turnos, com 40 participantes em cada, de acordo com o horário de estudo. As crianças recebem aulas de música, atividades de reforço escolar e cidadania.

A instituição fornece alimentação para todas as crianças. São mais de seis mil refeições por mês.

Temos uma parceria com a Prefeitura Municipal de Santo André, de onde conseguimos custear boa parte da operação. Entretanto, a alimentação fica toda por conta da entidade.

Contamos com a generosidade de alguns doadores, que contribuem mensalmente com valores entre 50,00 e 250,00 reais. O restante dos recursos necessários são obtidos com a arrecadação da Festa Alemã, que acontece desde 2000.

O objetivo maior do projeto é incutir nessas crianças todos os princípios de ética e civismo fomentados pelo Rotary, afastando-se das drogas e da criminalidade.

A Festa Alemã é essencial a manter esse projeto vivo.

Conheça mais sobre a Associação Beneficente Criança Cidadã de Santo André.

Seja um doador mensal do Criança Cidadã

O CAMP Piero Pollone foi fundado em 1976 e nesse período já atendeu milhares de jovens.

O objetivo do projeto é capacitar o jovem que se encontra em estado de vulnerabilidades social para seu primeiro emprego.

Através da Lei do Menor Aprendiz, almoçamos esses participantes em empresas parceiras.

São muitos os casos de sucesso, mas um deles em especial nos orgulha muito. O Rotary Club Santo André Norte possui em seu quadro de associados um ex aluno do CAMP Piero Pollone. Isso prova como esse projeto faz a diferença na vida desses jovens e suas famílias.

Mais do que o primeiro emprego, trabalhamos nesses jovens todos os conceitos que pregamos em Rotary, formando assim não só bons profissionais, mas acima de tudo bons cidadãos.

O projeto hoje é auto-sustentável e recebe pequenos incentivos da Festa Alemã para realização de melhorias em suas instalações.

Sua empresa pode ser parceira do CAMP, saiba como.

O projeto Educando com Visão foi iniciado em 2003 e talvez seja o mais impactante a curto prazo realizado pelo Rotary Club  Santo André Norte. Ele envolve uma série de ações é uma organização de porte razoável.

A fase inicial do projeto é a capacitação dos professores da rede pública de ensino para que tenham condições de identificar crianças com possível dificuldade visual.

Uma vez selecionadas essas crianças, organizamos ônibus para levá-las em um final de semana para um local onde ocorrerá um mutirão de oftalmologistas para realizar os exames.

A criança e o pai recebem um lanche, pois normalmente esse processo leva a manhã toda e entra tarde a dentro.

Todos os jovens que tiverem algum problema identificado receberão um óculos dos projeto. É possível escolher a armação, de acordo com o gosto da criança.

Quando detectamos problemas mais sérios encaminhamos o caso para o Hospital Mário Covas, parceiro do projeto.

A prefeitura de Santo André também nos apoia nessa ação tão importante.

Quando perguntado aos companheiros do Santo André Norte qual o seu melhor momento em Rotary, muitos relatam a entrega dos óculos como momento de maior significado. Ver a alegria de uma criança que começa a enxergar o mundo diferente é algo que marca.

A partir de 2010 essa ação passou a ser um projeto da Casa da Visão, que será um espaço dedicado a essa causa. Recebemos a concessão de uso do terreno da Prefeitura de Santo André e estamos em processo de aprovação do projeto para sua construção. 

A Festa Alemã possibilitou a realização desse projeto e hoje continua ajudando. 

Venha participar desse projeto conosco!

Seja um patrocinador da Festa Alemã.

A Associação de Famílias de Rotarianos do Santo André Norte foi fundada em 1971 e, além de apoiar todos os projetos do clube, realiza um trabalho voltado para idosos carentes.

Em sua sede, localizada nas dependências do CAMP Piero Pollone, são confeccionadas milhares de fraldas geriátricas todo mês.

A Festa Alemã contribui para compra de matéria prima, que mantém o projeto em funcionamento.

Conheça a AFRSAN.

Seja um patrocinador da Festa Alemã.